Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Iscas com elas

Ingredientes.-
Fígado de porco, ou Vaca (boi), banha, dentes de alho, vinho branco, louro,sal, vinagre,pimenta, salsa, batatas cozidas tudo q.b.

Preparação.-
Corte o fígado em fatias finas (iscas). Coloque-o numa tigela e tempere com sal e pimenta.Corte os dentes de alho as rodelas finas e junte-os as iscas bem como a folha de louro. Regue com o vinho branco e um pouco de vinagre.
Deixe as iscas a marinar nunca num período de tempo inferior a uma hora.
Derreta a banha de porco numa frigideira e, quando estiver bem quente, frite as iscas de ambos os lados. Regue com o liquido da marinada deixe cozer e apurar o molho.
Entretanto coza as batatas, que devem acabar de cozer mais ou menos ao mesmo tempo.Corte-as as rodelas e coloque-as numa travessa. Disponha as iscas sobre as batatas, e sirva imediatamente polvilhando com salsa picada, e azeitonas de preferência pretas


O vinagre é um ingrediente importante nesta receita tipicamente Portuguesa, pois da-lhe um saborzinho muito especial.

Segundo me contaram há vários anos,( o com elas ) deve-se a um período de carência
bastante grande, e as pessoas vinham de trabalhar, muitas vezes depois de uma noite intensa cansadas e não havia dinheiro para comprar o prato completo, e antes de irem descansar comiam um naco de pão com elas ( as azeitonas) bebiam um copo de vinho um café e iam descansar, e assim segundo parece nasceu o iscas com elas, as iscas ainda hoje deve ser em Portugal a carne mais barata que existe no mercado.
Ainda hoje sobre tudo nas tascas típicas de Lisboa, é habito logo ao nascer do dia haver as celebres iscas, e vermos as pessoas a comer especialmente turistas, porque o seu cheirinho não deixa ninguém indiferente.

Bj muito amor em vossas vidas.

1 comentário:

Annie disse...

Armalu nosotras nos conocemos por GATOSANNIE pero yo también tengo un blog de comida que se llama RECETASYCONDIMENTOS en ese blog en la entrada del día de hoy hay dos premios para ti, uno el del gatito es para tu blog de cocina y el otro el premio Dardos es para tu otro blog que hoy entré a él y me gusto mucho. Además de felicito por tus logros respecto a bajar de peso, es una maravilla toma estos premios si tu quieres y repartelos entre las personas a quien tu quieras dárselos.
Te quiero mucho y un beso
Annie