Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Chanfana

è geralmente feita com cabra ou chibo velho. Antigamente era feita em forno de lenha, o forno de cozer o pão, hoje geralmente faz-se no forno do fogão tendo o cuidado de não ultrapassar. os 180ºC.Há quem prepare a chafana com carne de ovelha velha.

Ingredientes:-
1 kg de chibo ou cabra, 2 colheres de sopa de banha, 1 dl de azeite, 80gr de toucinho, 3 cebolas, 1 folha de louro, 2 dentes de alho, 2 cravos de cabecinha, colorau,sal pimenta q.b., vinho tinto pouco espesso.

Preparação:-
Corte o chibo em bocados. Disponha numa caçarola de barro, com metade da porção de cebolas cortadas as rodelas. Por cima coloque também metade da porção do toucinho cortado em quadradinhos , e a carne, tape com as restantes cebolas e restante toucinho. Tempere com sal e pimenta e colorau, junte a banha, o azeite o louro,os dentes de alho esmagados e os cravos de cabecinha.
Cubra com vinho tinto,tape a caçarola, e leve a chafana a cozer.
Acompanha com batata cozida, e salada verde.
É um prato regional de bastante sucesso especialmente na região da Bairrada.

Eu pessoalmente faço em cima do fogão, e quando esta cozida o que leva aproximadamente entre 4 a 6 horas, meto no forno porque gosto de a ver com um ar mais de assado. Também a faço por vezes primeiro, com um entalão na panela de pressão, e só depois a passe para o tacho de barro, barrado com alho, para ser mais rápido e haver menor consumo energético.

Por aqui me fico, amanhã voltarei. bj

Sem comentários: