Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Bolo de chocolate e ovos moles

Ingredientes:- Bolo
5 ovos, 250g de açúcar, 4 colheres ( de sopa) de oléo,4 colheres (de sopa) de chá de limão, 4 colheres(de sopa) de amêndoa moida com pele, 190g de farinha, colher(de sobremesa) de fermento.

Creme de chocolate:-
200 de chocolare em tablete, 200gr de manteiga, 100gr de açúcar.

Ovos moles:-
150 gr de açúcar, 0,1dl de água,100gr de açúcar em pó.

Nozes caramelizadas:-
100gr de açúcar,sumo de meio limão,100gr de nozes.

Preparação.-
1º aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga, que deve de estar á temperatura ambiente, e polvilhe-a com farinha.
2º Bolo, bata bem as gemas com o açúcar, adicioneo oléo e o chá morno. Continue a bater e acrescente a amêndoa. junte a farinha com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo ( neve no Brasil).
3º Verta este preparado dentro da forna e leve ao forno durante 40 minutos, aproximadamente,desenforme e deixe arrefecer.
4º creme de chocolate. Derreta o chocolate em banho maria. Bata até a manteiga ficar esbranquiçada e adicione-lhe o açúcar em pó aos poucos assim como o chocolate derretido. Envolva bem
5º ovos moles, Leve ao lume o açúcar e a água até atingir o ponto perola. Retire e deixe amornar. Bata as gemas com um garfo e misture ao açúcar. Leve de novo ao lume brando mexendo sempre para não talhar nem pegar-se ao fundo do recipiente, deixe cozinhar até obter a consistencia desejada.
6º Nozes caramelizadas. junte o açúcar como sumo se limão. Leve ao lume numa frigideira até dourar. Retiree passe por este caramelo, uma metade de noz de cada vez. Deixe-as secar numa superficei untada com oléo.
7º Depois de frio abra o bolo, em duas ou tres partes, na horizontal e recheie-as com o creme de chocolate. Barre a superfie do bolo com os ovos moles e decore com as nozes caramelizadas.

Uma receita que assim pode parcer trabalhosa, mas quando começar a fazer vai ver que é muito simples mas de efeito, muito agradavel.
Por aqui me fico , desejando-vos bom apetite e muito amor e luz em vossas vidas.

Sem comentários: