Seguidores

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Caldo de Mancarra

Todos já se devem ter apercebido que amo Africa, pois vivi em Angola vários, anos ali casei, foi mãe e isso deixa marcas.Tenho varias amigas africanas , e trabalhei com uma Guiniense , dai esta receita.
Mancarra,
São vagens de erva leguminosa da familia das Papilonáceas cujas sementes, todos nós  conhecemos sob o nome de Amendoins, aqui alcagoitas no Algarve, Ginguba em Angola. e por ai adiante.
Planta das regiões quentes, é cultivada pelo valor alimentar e , sobretudo , pelo óleo que se extrai das sementes-o famoso óleo de amendoim
A planta apresenta a curiosa  caracteristica de, depois de florir, cada pedúnculo de fruto se alongar até atingir o solo, fazendo penetrar na terra a vagem que ai vai amadurecer então.

1 galinha, 1 cebola grande, 4 colheres de sopa de óleo de mancarra, 2 de tomates grandes amendoim, sal, limão , piri-piri q.b.

Depois da galinha limpa, corte-a em pedaços e refogue-os com a cebola picada, óleo, o sumo de limão e o piri-piri. Quando começar a ferver, junte o tomate cortado aos pedaços e deixe cozinhar até evaporar o caldo mas sem chegar  fritar.

Pique amendoim, na picadora 1,2,3, ou pise no almofariz, deite sobre a farinha assim obtida agua a ferver
até obter um caldo bastante grosso e passe-o por uma peneira.
Deite este caldo sobre a a galinha e deixe ferver e apurar até a carne ficar tenra. Rectifique os temperos e sirva acompanhado de arroz branco.
Eu adoro. Bom apetite. bj.

Sem comentários: