Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

massada de atum marinheira

Massada de Atum à Marinheira

Ingredientes para 4 a 6 pessoas

óleo Vaqueiro
250 g de massa (fusili, conchas, laços, macarronete...)
louro
1 cubo de caldo de marisco
cebola picada
60 g de Vaqueiro com Azeite
300 g de miolo de camarão
2 latas pequenas de atum
1 frasco de molho de tomate
sal
pimenta

Preparação

Ponha ao lume um tacho com água temperada com sal, um fio de óleo Vaqueiro e, se gostar, 1folha de louro e o  cubo de caldo de marisco.

Logo que ferver introduza a massa e coza até estar al-dente (entre 10 a 15 minutos).

Enquanto isso deite um punhado de cebola picada num tacho, junte-lhe um a Vaqueiro com Azeite e leve a refogar. Adicione o miolo de camarão e logo que perca o "ar transparente" adicione o atum escorrido e o molho detomate. Prove, tempere com sal e, caso goste, compimenta e deixe apurar durante o tempo que a massa demorar a cozer.

Escorra a massa, junte-lhe o refogado de atum e camarão, mexa e enfeite como quiser... com azeitonas e folhinhas de manjericão, por exemplo.

Sugestão

Servir queijo ralado à parte numa tacinha é sempre uma boa ideia.
O miolo de camarão pode ser substituído por miolo de berbigão, de mexilhão ou até por uma mistura de mariscos.


Esta receita que fiz e gostei imenso  foi retirada do Vaqueiro inspira-te. Tem coisas deliciosas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arroz doce


1 pau de canela

Arroz Doce
1litro de leite ou soja
1pacote de leite creme royal
1 tigela de arroz
12 colheres de sopa de açucar
canela em pó ou caramelo líquido royal

Num tacho deitam-se 3 tigelas de água e um pouco de sal, deixa-se ferver e deita-se o arroz já lavado, tapa-se o tacho não completamente e deixa-se cozer 10 minutos em lume brando, quando este estiver meio cozido, escorre-se o excesso de água com a ajuda da tampa; junta-se meio litro de leite ou soja, deita-se nove colheres (sopa) de açucar, mexe-se muito bem com a colher de pau, deita-se o pau de canela e coze mais 10 minutos em lume brando mexendo de vez em quando.
Enquanto o arroz acaba de cozer, põe-se numa tigela uma carteira de leite creme e três colheres de açucar, mistura-se bem e desfaz-se com o meio litro de leite ou soja que restou, junta-se ao arroz e mexe-se sem parar durante 10 minutos, em lume brando até engrossar completamente.
Apague o lume e mexa ainda durante 5 minutos, deite em pratinhos de sobremesa e polvilhe com canela em pó, ou caramelo líquido (espalhando-o com um garfo).

domingo, 10 de abril de 2011

arroz de bacalhau


Arroz de Bacalhau

Esfarrapa-se uma posta de bacalhau (seco), põe-se numa tijela com água e já sem pele nem espinhas aperta-se os farrapos do bacalhau com as duas mãos, várias vezes e mudando de água ao mesmo tempo para fazer sair o sal do bacalhau (repete-se esta operação durante 5 ou 6 vezes). Num tacho põe-se um pouco de azeite e o bacalhau desfiado, cebola picada e alho e deixa-se fritar um pouco mexendo sempre para não pegar ao fundo do tacho; em seguida deita-se tomate esmagado com a mão ou de pacote. Mede-se duas vezes o volume do arroz em água, deita-se esta água sobre o bacalhau e deixa-se ferver;(prova-se de sal) deita-se o arroz, tapa-se e coze em lume brando (5 minutos). Sirva com azeitonas.