Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estamos quase no S. Martinho

E sem dar-mos por isso estamos quase no S. Martinho.
Com tudo a que tem direito, carne de porco, as castanhas,e porque não o vinho novo e a água pé?!
Sobre o estufado de porco e a original, maionese, temperada ao seu gosto, o meu é com alho, pimenta, mostarda,sal,vou dizer-vos como faço. Pode preparar a sua com a ajuda da varinha mágica,( eu chamo varinha mágica a eléctrica). Para isso basta colocar tudo num copo misturador, deite primeiro o ovo inteiro aberto e os temperos que vai utilizar; cubra com óleo ou azeite, espere um pouco para que se separem bem os ingredientes. Introduza suavemente a varinha e encoste-a ao fundo; ponha a funcionar, mas tendo o cuidado de não desecostar a varinha do fundo do copo, até a mistura estar perfeitamente homogénea e cremosa.

Já no que diz respeito as castanhas, tome nota:
Pode assa-las o forno do fogão; faça um golpe em cada uma, passe-as por água, polvilhe generosamente com sal e leve a assar no tabuleiro do forno. Não se esqueça de ir mexendo e virando, com a ajuda de uma colher de pau, para que não fiquem queimadas.
Quando prontas, retire-as, abafe-as e descasque ainda quentes.
Para acompanhar o assado, pode usar castanhas congeladas, já sem casca nem pele, estão prontinhas a entrar na   panela .

Lombo de Porco com cebolinho.

Deite ao azeite na panela de pressão. enxugue o lombo e passe-o pelo azeite em lume vivo ( forte). Tempere-o com sal e pimenta. Borrife com vinho branco . Tape a panela e coza em baixa pressão por 15minutos. Desligue sem abrir a panela.
Quando a panela se puder abrir, retire o lombo e corte-o em fatias.
Acompanhe com maionese, aromatizada de cebolinho, castanhas assadas ou cozidas (  assim não esqueça de temperar com erva doce)e fatias de pão de centeio tostadas no forno.

Eu com sou a maria do arroz, quero sempre um arroz branco muito soltinho, e saboroso,
e para o conseguir, claro o velho truque do sumo de limão, fica brilhante e saboroso como eu gosto.
Esta Mari esta dias sem aqui vir, mas quando vem... olha só quantos vos deixo rsrsrs bj amiga /o

2 comentários:

Zé do Cão disse...

Li com toda a atenção.
Sobre as castanhas assadas. Falta indicar que também se podem assar no micro ondas. Com o mesmo corte, mas o tempo é rápido. Poucas de cada vez e em 10 segundos, dependendo da potencia do aparelho, estão prontos a comer. Só especialista nessa arte.
Adoro-as e se quisermos com festejos e foguetes a estoirar, não cortar algumas e prepararem-se para substituir o micro ondas.
Certo vez quis cozer um ovo, coloquei-o dentro de um copo com água e 5/6 segundos depois estava a caminho da casa de electrodomésticos para comprar outro aparelho.
Sou um desastre na cozinha.
Quando houver um concurso para cozinhar codornizes, candidato-me.
Deve-me ser entregue o diploma de incompetente.
bj

Zé do Cão disse...

Perdoe minha amiga.
Gosto de saber as região de cada visitante. Pelo menos o seu concelho.
Encontrei 22 terras com o nome de Barreiras e também no interior do Brasil. Sei que é do Norte.
Na minha, quando me levanto vejo Lisboa ali a reluzir de luminosidade e o o Tejo e impedir-e de fazer o percurso a pé. De barco chego lá em 2o minutos.
Portanto é evidente, Distrito de Setúbal.jinhos