Seguidores

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

hoje vou dar dicas

Sobre o Bacalhau:-
Por vezes o bacalhau tem pouco tempo para dessalgar. Por isto aqui vão duas dicas:
- No caso do tempo ser muito curto, ou se o bacalhau ficou mais salgado, cubra-o com leite a ferver, e espere alguns minutos.
- Quando cozer bacalhau, a água deve apenas cobrir o bacalhau, e manter a fervura muito ligeira durante 10 minutos. Se a água ferver muito corre o risco de as fibras do bacalhau ficarem rijas e escuras . Deve-se retirar o bacalhau do lume e deixar descansar por alguns minutos. E só depois deve ser escorrido.
Se deseja cozer bacalhau pode faze-lo em água fria com leite. A cozedura com o leite torna as fibras mais macias.
-Lembre-se sempre que mais vale acrescentar sal ao bacalhau de que cozinha-lo indevidamente dessalgado.
-Para temperar o bacalhau use azeite com o máximo de 1º de acidez.
-Sempre que as suas mãos fiquem a cheirar a bacalhau , pode eliminar o cheiro passando-as por uma gotas de vinagre ou de limão. E a seguir por água morna.
-A carne do bacalhau fresco desfia-se com grande facilidade. Sendo assim para o cozer fresco é conveniente que o até com fio de cozinha,

Os olhos também comem.

Os ovos cozidos são sem duvida uma boa companhia do bacalhau, sobretudo quando este é cozido .Se quiser levar à mesa ovos cozidos, ma perfeição ou seja com a gema bem no meio da clara
retire-os do frigorífico (frizer) 1 hora antes de os cozer. Depois coloque-os num recipiente com água fria e deixe ferver por 8 minutos. Retire e deixe repousar em água fria por 5 minutos, para que refesquem antes de serem descascados.

A salsa além de dar um sabor muito agradável aos seus pratos também tem um papel decorativo.
Quando fresca, pode ser conservada durante duas ou três semanas .Se a lavar muito bem e a deixar escorrer, muito bem , depois é só coloca-la dentro de frascos devidamente tapados dentro do frigorifico ( friser) e usa-la quando necessitar, embelezando por exemplo um prato de bacalhau.

2 comentários:

chica disse...

Ótimas dicas e eu adoro bacalhau e o pior é que não o consumimos muito seguido por aqui.beijos,chica

Sílc disse...

Maluar: Aqui estou eu novamente. Ah! que delícia poder entrar nessa Casa e sentir o cheirinho só de coisas apetitosas e saborosas. E, para quem morou em Lisboa, sai de baixo ein?!
Minha filhota amada, mora lá então um pouco eu lá e um pouco ela cá, estamos atravessando o Oceano que embora lindo nos permite atravessá-lo para nos abraçar, beijar acarinhar. Já estou te seguindo aqui também. Por favor vá até minha Casa que ficare honrada com sua visita e coisa boa é teu aprendizado!
com amor e carinho,
Sílvia
http://www.silviacostardi.com/