Seguidores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O meu arroz de pato

Começo por arranjar e lavar muito bem o pato. Num tacho coloco um pouco de bacan inteiro,uma linguiça ( dependendo das quantidades assim será o tamanho dos mesmos)
umas gotas de azeite e quando a tacho esta bem quente, coloca-se o pato para dourar e perder a gordura quase toda, deve ficar bem douradinho mas não queimado, e fogão deve de estar, com lume pequenino( brando). Antes de juntar a água deve retirar e reversar a gordura em excesso.Junte água e sál suficientes para cozer o pato.
Entretanto pique um pouco de bacon, e linguiça. Pique com a faca em bocadinhos bem pequenininhos. pique também um pouco de cebola, e alho junte um pouco de noz-moscada, pimenta do reino se possivel moida ao momento, deixe a cebola ficar translucida.
Se achar que o fundo ( a agua) onde cozeu o pato tem muita gordura, retire-a com uma concha, ou deixe arrefecer e depois sai toda, com uma escomadeira.
Junte o fundo ao refogado que fez agora, e deite o liquido suficiente para cozer o arroz.
Entretanto desfiei o pato dem desfiadinho. Num prato ou travessa de ir ao forno e á mesa coloque uma camada do arroz que acabou de fazer, que deve ficar sequinho quase a contar-se os bagos,em cima o pato desfiado, e depois cobre com outra camada de arroz, enfeita com o bacon cortado as fatias e a linguiça também. Coloca um pouco de queijo e vai a gratinar.

Fica muito agradavel encontrar os pedacinhos do bacon e da linguiça, enquanto esta a comer.Se gostar pode também colocar um caldo de carne de galinha porque lhe intensifica o sabor.Acompanha com uma boa salada verde.
Dica: se tiverem pouco pato, e quiserem fazer o arroz. Quando acrecenta água para o cozer coloca um pouco de carne de perú, pode ser perna. O perú adquir o sabor do pato e quebra seu galho.

Bom Apetiti caras amigas.Desculpem a falta de quantidades mas sou uma desgraça faço tudo a olho, como se costuma dizer.

Sem comentários: