Seguidores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A lenda das amendoeiras em flor

Reza a lenda que em terras Algarvias, vivia um rei mouro, de tez morena e muito valente.
Numa viagem ao norte da Europa, em que nevava muito, conheceu uma bonita rapariga, de nome Gilda, a quem chamavam a Bela do Norte. O Rei encantado com a beleza de Gilda, apaixonou-se perdidamente e pediu-a em casamnto.
Pouco tempo depois celebrou-se o casamento, como não havia memória, por aqueleas regiões.Gilda recebeu muitos presentes, mas a tristeza tomou-lhe conta da alma e adoeceu, com saudades da neve da sua terra.
O rei, preocupado e sem saber o que mais fazer, perguntou-lhe o motivo de tanta insatisfação. Gilda contou ao rei que sentia saudades da neve da sua terra. O bom rei mouro, com medo de perder a sua amada, ordenou que por todo a Algarve plantassem amendoeiras.
No meio de um inverno rigoroso pediu á esposa que se abeirasse de ums janela do palcio e... Gilda ao ver um manto branco a cobrir os campos em redor, exultou de alegria. Finalmente vira "neve"! A paisagem branca curou todos os males.
A partir desse ano, sempre na mesma altura a "neve" chegava para alegrar Gilda que com o rei mouro viveu feliz para sempre.
Se formos hoje ao Algarve ver as amendoeiras em flor, penso que sentiremos uma emoção parecida com a Gilda.

Não quis deixar, de colocar aqui esta linda lenda que encontrei por acaso ao folhear uma revista antiga (Arte de bem cozinhar) achei muito bonita e romantica, por isso a deixo para todos/as minhas amigas/os bjs e um resto de semana fabuuloso

Sem comentários: